Trabalhadores aprovam Contribuição Assistencial Sindical para não filiados

Texto atualizado no dia 15 de maio

Os trabalhadores e trabalhadoras da Cesan votaram a favor da cobrança de uma contribuição assistencial sindical para os não filiados ao Sindaema, em parcela única, no valor de 1% do salário base. A votação aconteceu na mesma assembleia virtual de aprovação do ACT e teve 85% dos votos favoráveis à cobrança.

A contribuição sindical é a forma dos trabalhadores não filiados, que também se beneficiam das conquistas, colaborarem para a organização da categoria. "A contribuição assistencial é importante para fortalecer o trabalho sindical e valorizar o processo de negociação, todos os benefícios que temos conquistados para os trabalhadores da Cesan e do saneamento é fruto de luta e negociação através de Acordos Coletivos celebrados com as empresas, nada é concessão", ressalta a diretora do Sindaema, Wanusa Santos.

Quem discordar da contribuição pode se opor, oficializando a decisão através do e-mail: contribuicaoassistencial@sindaema.org.br . No corpo do e-mail além da mensagem de oposição ao desconto o trabalhador deve incluir o nome e a matrícula para que o Sindicato possa comunicar ao RH da empresa. O prazo para entrega da documentação foi estendido para o dia 22 de maio, próxima quarta-feira.