top of page

Sindaema oficiou Governo do Estado para realizar etapa estadual da 6ª Conferência Nacional das Cidades




O Governo Espírito Santo tem até o dia 30 de abril para confirmar e iniciar as convocações para a realização da etapa estadual que vai permitir que os atores do desenvolvimento urbano capixaba participem da 6ª Conferência Nacional das Cidades. O Sindaema já oficiou o estado, solicitando à Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, via email, a adoção das medidas necessárias para a realização das etapas municipais e da estadual.


“O Espírito Santo não pode ficar de fora desse debate! Esse é um evento fundamental para  a construção de um política pública pensada para questões básicas do desenvolvimento urbano: saneamento, habitação, mobilidade, entre outros. E nos espanta muito que até o momento, mesmo tendo recebido o nosso ofício, o governo do estado não tenha se mobilizado para participar das etapas municipais e estadual”, reforça o presidente do Sindicato, Fábio Giori.


6ª Conferência Nacional Das Cidades


A Conferência Nacional das Cidades é um evento voltado para pensar e debater políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano. O saneamento é um dos pontos chaves desse debate, que não acontece de maneira nacional há cerca de 10 anos, com a última edição da Conferência, em 2013.


A proposta da retomada desse evento, convocado pelo Ministério das Cidades, é construir coletivamente a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), e trilhar caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social, apresentando soluções para os grandes desafios urbanos, como a ausência ou precariedade de moradias e a necessidade de ruas seguras, parques acolhedores e espaços públicos de qualidade.


Para isso, as etapas municipais, estaduais e distrital são importantes, pois é o momento da sociedade civil, academia e governos participarem ativamente dos debates locais e contribuírem com a construção da pauta nacional.


A 6ª Conferência Nacional das Cidade será realizada em Brasília, no mês de novembro.


Comments


bottom of page