top of page

Sindaema comemora 60 anos com festa e lançamento de documentário e livro sobre a história do sindicato



No último sábado, dia 18 de maio, o Sindaema comemorou os 60 anos de trajetória do sindicato junto com a categoria. Mais de 300 trabalhadores e trabalhadoras da água e do saneamento do Espírito Santo participaram desse momento de celebração.


Também foram lançados o livro e o documentário dos 60 anos do Sindaema, que relembram as histórias, lutas e conquistas da categoria nessas últimas seis décadas.


“Sem os trabalhadores e as trabalhadoras do saneamento, não existiria luta, resistência, direitos conquistados e, muito menos, Sindaema. Tudo isso foi pensado para eles”, destaca Wanusa Santos, diretora do Sindaema.


A festa aconteceu no Sindipães, em Novo México, Vila Velha. O sindicato disponibilizou vans e ônibus para a locomoção dos convidados. Os primeiros a chegarem ao evento receberam uma caneca comemorativa. A festa ficou sob o comando da banda BlackSete, que envolveu a todos os presentes com um repertório eclético, nacional e internacional.


“Parabéns a toda diretoria do Sindaema, trabalhadores e trabalhadoras, que participaram direta ou indiretamente desta linda história do Sindaema. Nestes 60 anos foram muitas lutas, mas também de muitas conquistas, para todos os trabalhadores do saneamento, tanto na Cesan, como das terceirizadas. A festa foi maravilhosa, espero e torço para que tenhamos mais 60, 80 anos! Viva o Sindaema, viva os trabalhadores e trabalhadoras”, comemora o ex-diretor do Sindaema e trabalhador da Cesan de Guarapari, José Guilherme.


A aposentada e ex-diretora do Sindicato, Vilma Memelli se emocionou ao relembrar a trajetória do Sindaema. “A festa foi particularmente feliz. Obrigada à Wanusa, especialmente, que tem feito um trabalho excepcional no Sindicato e promoveu esse encontro tão marcante pra categoria. A luta continua. Trabalhadores, uni-vos”.


Lançamentos 60 Anos


Além da festa, o Sindaema também presenteou a categoria com dois importantes registros da memória que celebram os 60 anos de dedicação, resistência e conquistas do Sindaema. O livro e o documentário relembram as lutas e conquistas da categoria de trabalhadores e trabalhadoras da água, do saneamento e do meio ambiente nas últimas seis décadas. 


Assista ao documentário:




A produção e direção desses materiais foram feitas pela Pulso Conteúdo que nos últimos meses, realizou diversas entrevistas com diretores e ex-dirigentes do sindicato, além de lideranças políticas e sindicais. Muitas histórias foram recuperadas, muitas fotos e muitos vídeos resgatados, num trabalho longo de pesquisa e de desenvolvimento desses materiais. 


“Este livro e documentário são uma homenagem às inúmeras batalhas travadas, às vitórias alcançadas e aos desafios superados. Neles, mergulhamos nas memórias, nas histórias de luta e nas trajetórias de homens e mulheres que, com coragem e determinação, construíram o Sindaema e escreveram sua história”, destaca a diretora executiva da Pulso, Mirela Adams.


Clique aqui e baixe o livro:


SINDAEMA: 60 anos de história e luta
.pdf
Fazer download de PDF • 15.90MB


Tanto o livro quanto o documentário, além de um tributo a todos que contribuíram para a história do sindaema, também são instrumentos de inspiração para a nova geração de trabalhadores e trabalhadoras do saneamento.


“O meu agradecimento é para todas as pessoas que são ou já foram dirigentes do Sindaema ao longo dos seus 60 anos de história. Agradeço a cada diretor e diretora que ousou sonhar junto a esse projeto de fortalecimento da nossa entidade e dos nossos representados. é também para uma categoria que se manteve unida e aguerrida nessas seis décadas. Estar presidindo esta entidade, neste momento histórico, é motivo de grande honra”, finaliza Fábio Giori, presidente do Sindaema.


Solidariedade


O momento é de comemoração, mas também de solidariedade. Na recepção do evento foram arrecadados mais de 400 kg de alimentos, além das doações em pix, que serão destinadas aos atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. 





Confira algumas fotos do evento!




Comments


bottom of page