Assembleia encaminha Termo Aditivo ao ACT para garantir revisão do PCR e Curva de Maturidade

Com a participação de quase 300 trabalhadores, a Assembleia Extraordinária com empregados da Cesan, realizada nesta segunda-feira (26/06), apresentou as reformas pontuais que estão sendo discutidas para o PCR da companhia. E a proposta encaminhada pela categoria, durante a assembleia, é de que seja firmado um Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), garantido a revisão do PCR e estabelecendo isonomia entre as carreiras, principalmente com a inclusão da Curva de Maturidade para trabalhadores de nível médio e técnico.

Durante o decorrer da assembleia, o diretor presidente da Cesan entrou na reunião, a convite do Sindaema, e aproveitou para falar aos empregados da empresa, se comprometendo a implantar a Curva de Maturidade para níveis médio e técnico da Cesan. Ele disse, ainda, que as revisões pontuais que foram realizadas recentemente no PCR, atendendo a um grupo de gestores, não vão comprometer os recursos necessários para a revisão do PCR como um todo. Neste caso, ele explicou que essas revisões pontuais foram necessárias para corrigir uma distorção, e pediu o voto de confiança dos trabalhadores.

Após sair da assembleia, os trabalhadores seguiram discutindo sobre o PCR, apontando certa preocupação. A categoria entende e reconhece o avanço em ter o diretor presidente da Companhia participando na Assembleia e se comprometendo junto aos empregados. No entanto, foi encaminhado durante a reunião da categoria que a Comissão que trata do PCR – eleita em assembleia e formada por trabalhadores e diretores do sindicato – deva elaborar e apresentar o Termo Aditivo ao ACT, garantindo a revisão do PCR e estabelecendo a isonomia entre carreiras, com a inclusão da Curva de Maturidade para trabalhadores de ensino médio e técnico.

A defesa da categoria é de que a implantação da Curva de Maturidade ainda garanta a correção salarial das carreiras a partir de 2014, quando se estabeleceu a Curva de Maturidade apenas para trabalhadores com nível superior. “Os trabalhadores defendem que sejam recuperados esses nove anos, em que não houve crescimento adequado na remuneração de grande parte da categoria”, explica a diretora Wanusa Santos.

Cabe reforçar que essa Assembleia teve como objetivo principal dar ciência aos trabalhadores da Cesan sobre as negociações que estão em andamento para a atualização do PCR. Além disso, durante o encontro dos trabalhadores, ficou registrado a posição da categoria de que não há concordância em relação à revisão pontual realizada recentemente e que atende apenas a gestores da empresa, mesmo havendo o entendimento e o reconhecimento do compromisso assumido pelo diretor presidente da Cesan ao afirmar que irá implementar a Curva de Maturidade para empregados de nível médio e técnico.

A reunião da Comissão de Revisão do PCR está marcada para acontecer no próximo dia 14 de julho.