Assembleia aprova metas e indicadores da GER 2023

A Assembleia realizada nessa terça-feira (6) com os trabalhadores da Cesan aprovou por ampla maioria as metas e indicadores da GER 2023. A construção deste documento foi feita durante 4 rodadas de negociação com a participação de representantes da Empresa, dos trabalhadores e do Sindicato, que compõem a comissão paritária da GER.

O próximo passo é encaminhar o documento para a Diretoria da Empresa e posteriormente ao Conselho de Administração.

Segundo a Diretora Financeira Wanusa Santos Corrêa, no processo de negociação, os trabalhadores realizaram diversas propostas relativas a indicadores e ao valor da participação. “No tocante aos indicadores a negociação se deu em torno de metas que fossem alcançadas e possíveis de serem alcançadas. E conseguimos manter os indicadores de cumprimento das ações dos PMSB e dos projetos de combate às perdas implantados no prazo, visto que estes dois indicadores constam na GER 2022 e não haviam sido propostos pela Cesan para 2023. É muito importante para todos os empregados saberem com clareza as ações e prazos que devem ser concluídas para cumprir os planos municipais e reduzir as perdas”.

Nos valores de participação, foi proposto pelos trabalhadores aumento no percentual máximo e mínimo do lucro líquido a ser distribuído, no número de salários base, no valor da parcela fixa e no valor padrão. O maior avanço ocorreu na atualização dos valores da parcela fixa e do valor padrão que foram reajustados em mais de 20%, nos demais itens ocorreu a manutenção do atual número de salário base e percentuais de lucro distribuídos.

O Sindaema reforça que a GER é uma conquista, que deve ser valorizada por todos os trabalhadores, e ainda conclama os trabalhadores para que fiscalizem e se engajem no envolvimento para alcance das metas e indicadores necessários para garantir a manutenção da empresa e do saneamento público.

O Sindaema agradece a participação dos trabalhadores que compõem a Comissão Paritária da GER: Cledson Wagner, Elizabeth Colombi Passo, Nery Neto e Saulo Lemos.

Confira os principais pontos da GER para 2023

- 13 indicadores Globais responsáveis por 80% da pontuação geral, esses indicadores e metas, estão diretamente relacionados aos indicadores determinados:

1) pela Agência Nacional das Águas (ANA) para cumprimento das metas do novo Marco Regulatório do Saneamento

2) pela Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARSP)

3) metas e indicadores internos à Empresa necessários para manutenção da empresa sustentável social, ambiental e economicamente.

- 02 indicadores setoriais, relativos a metas de combate a perdas e satisfação do cliente, responsáveis por 15% da pontuação global.

- 01 indicador individual, responsável por 5% da pontuação, relativa à avaliação de desempenho.

Vale ressaltar que parte dos indicadores globais entram pela primeira vez na GER, essas metas eram monitoradas, mas não pontuavam no programa de gestão de resultados, e em função das mudanças ocorridas no Marco Regulatório do Saneamento, através da Lei 14.026/2020, foi necessário incluí-las pois o não atendimento das mesmas poderá resultar em perdas de Contratos de Programa para a Companhia.