Trabalhadores da AEGEA aprovam novo ACT em Assembleia

Após mediação junto à Superintendência Regional do Trabalho, os trabalhadores da Ambiental Serra (AEGEA) aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A decisão veio na manhã desta sexta-feira, dia 28/04, após Assembleia realizada na sede da empresa.

Dessa forma, fica garantido no novo ACT:

- Reajuste Piso de 7,5%: R$ 1.435,28, com retroativos a janeiro de 2023;

- Reajuste Salarial de 5,93%: atende a 100% do INPC, do período, e com retroativos a janeiro de 2023;

- Reajuste Benefícios de 8%: também retroativos a janeiro de 2023;

- Reajuste Tíquete Alimentação de 17%: sendo 8% retroativo a janeiro de 2023, e mais 9% a partir do mês de junho;

- Melhoria de 10% da participação do plano de saúde do dependente; e

- Acordo de PLR nos mesmos moldes do ano anterior;

E ainda foram conquistados alguns avanços:

- A empresa pagará o exame toxicológico dos colaboradores que dirigem, sendo exigido para o cargo a carteira “D”; e

- Assistência médica para afastados, com a empresa se comprometendo a realizar um parcelamento do saldo devedor do plano de saúde para os colaboradores, após o seu retorno ao trabalho, pelo mesmo número de meses que durou o afastamento.

Durante a assembleia, além de aprovar as propostas apresentadas, os trabalhadores, junto com o Sindaema, decidiram por solicitar à empresa a apreciação para que o ACT tenha duração de dois (02) anos, para que não seja necessário negociar as cláusulas econômicas do ACT todo ano.

“São conquistas muito importantes para toda categoria. Em especial porque foi possível realizar um grande avanço nas negociações, incluindo uma expressiva melhora no benefício de alimentação e refeição”, aponta o diretor do Sindaema, Fábio Giori Smarçaro.

A diretoria do Sindaema agradece a dedicação desses trabalhadores, que assumiram o compromisso e confiaram no trabalho do Sindaema. “Uma vitória ímpar de todos nós, do sindicato e dos trabalhadores”, celebra Smarçaro.