Notícias

Ação do Sindaema garante ajuste de função e remuneração para operadores após reclassificação de ETAs

Após decisão judicial definitiva de ações movidas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo (Sindaema), as Estações de Tratamento de Água (ETA) de Montanha e Venda Nova do Imigrante foram reclassificadas de categoria “A” para “B”. Operadores lotados nessas unidades tiveram ajuste de função e aumento remuneratório.

O processo teve início a partir de questionamentos técnicos sobre o porte e a complexidade operacional das estações. As decisões judiciais reconheceram o enquadramento superior das unidades, o que impacta diretamente na remuneração e nas atribuições dos operadores. Outras ações semelhantes, envolvendo as ETAs de Guarapari, Iriri, Iúna, Marechal Floriano e Bom Jesus, ainda estão em tramitação, com processos em fase final de julgamento no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O resultado reforça a importância da atuação do sindicato para o reconhecimento das condições de trabalho dos profissionais do saneamento.

toggle icon
Rolar para cima