Vergonha para os capixabas, inimigos do saneamento público

Vergonha para a população capixaba, os deputados federais Amaro Neto (Republicanos), Da Vitória (PP), Evair de Melo (PP), Gilvan da Federal (PL) e Messias Donato (Republicanos) votaram contra a sociedade e ajudaram a derrubar os decretos do presidente Lula de regulamentação à lei 14.026/2020.

Durante votação no Plenário, esses deputados se uniram ao grupo que aprovou o PDL 98/23. Essa decisão aponta retrocesso, sendo contrária ao desenvolvimento e ao fortalecimento de um saneamento público e de qualidade que atenda à população e promova a universalização dos serviços de água e esgoto no país.

Para piorar, o texto aprovado no Congresso é um substitutivo do PDL de autoria do deputado Evair de Melo, ao qual estão apensados outros onze PDLs, todos de retrocesso. Cabe lembrar que o parlamentar é inimigo do Saneamento Público e que durante a gestão de Bolsonaro foi relator da Lei 14.026/2020, que promoveu a privatização dos serviços de saneamento no Brasil.

Favoráveis

Os demais cinco deputados federais que representam os capixabas no Plenário Nacional foram contrários ao PDL e estão do lado dos interesses da população. São eles: Dr. Victor Linhalis (Podemos), Gilson Daniel (Podemos), Helder Salomão (PT), Jack Rocha (PT) e Paulo Foletto (PSB).

O Sindaema repudia a votação desse PDL e aguarda pelas próximas etapas, com a votação do projeto no Senado. Não podemos retroceder!