Inscrições abertas para participação na CIPA da CESAN

Estão abertas as inscrições para que trabalhadores e trabalhadoras da CESAN possam participar da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de suas unidades, com gestão a partir de 2023. O prazo vai até a próxima terça-feira, dia 11 de outubro, com inscrição sendo feita pelo site cesan.elejaonline.com.

As eleições para a escolha dos/as representantes dos/as trabalhadores/as acontecerão na segunda quinzena de outubro.O processo será realizado em formato online, através de envio de link para todos/as os/as empregados/as, tanto para realização de candidatura quanto para votação na escolha do/a representante, com cada trabalhador/a recebendo uma senha individual.

Para a diretoria do SINDAEMA, as CIPAs são uma conquista de extrema importância para toda categoria. “Essas comissões têm um papel fundamental na construção e garantia de um meio ambiente de trabalho adequado para o exercício das atividades laborais de todos os trabalhadores”, reforça Fábio Smarçaro, presidente do sindicato.

Ele pontua que o SINDAEMA estará à disposição de quem for eleito ou escolhido para compor as CIPAs: “seremos um braço de apoio e de diálogo direto para fortalecer a defesa dos direitos de toda categoria e garantir melhores condições de trabalho”.

Participação

Ao todo, nove unidades da CESAN têm CIPA, com um total de 36 trabalhadores/as fazendo parte dessas comissões como titulares, além de 30 como suplentes. Desse total, 18 titulares são eleitos pela categoria e outros 18 indicados pela empresa, enquanto 15 suplentes são escolhidos pelos/as trabalhadores/as e os outros 15 também são indicados.

Há CIPA nos municípios de Barra de São Francisco, Castelo, Guarapari, Nova Venécia, Santa Teresa, Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica. O número de vagas por município está disponível logo abaixo. Lembrando que as cidades com menos de 20 empregados/as não compõem CIPA.

“Quem assume a responsabilidade de fazer parte da CIPA precisa compreender a importância desse espaço para toda a categoria. É um trabalho voluntário, mas de extrema relevância. Nos garante melhorias nas condições físicas e estruturais dos ambientes da empresa, além de preservar a saúde e a segurança de cada profissional”, reforça Yves Sisconeto de Oliveira, diretor de Saúde e Segurança do Trabalho do SINDAEMA.

As responsabilidades da CIPA assim como suas atribuições estão bem definidas na NR 5 – CIPA. Confira o documento aqui!

Eleição

O SINDAEMA reforça a todos e todas que as inscrições para concorrer a um cargo nas CIPAs seguem até dia 11 de outubro, e a votação para escolher os/as representantes será durante a segunda quinzena deste mês. Todo o processo se dará pelo site cesan.elejaonline.com.

Confira logo abaixo a distribuição de vagas por CIPA e a área de abrangência.