Depois de pressão do Sindaema, Cesan recua sobre revisão do PCR

A Direção da Cesan recuou e pediu para retirar da pauta da reunião do Conselho de Administração a proposta de revisão do PCR. A discussão se iniciou depois que a CESAN concluiu os estudos de revisão do PCR, que (deveria) objetivar criar isonomia entre as Carreiras da empresa, e encaminhou para o Conselho de Administração – CA. Contudo, a empresa se negou a apresentá-lo ao Sindicato descumprindo o Acordo Coletivo de Trabalho.

Depois da pressão exercida pelo Sindaema e o apelo do representante dos trabalhadores no CA, com apoio do conselheiro representante dos acionistas minoritários, o Diretor Administrativo e Financeiro da Cesan Weydson Ferreira do Nascimento recuou e pediu para tirar de pauta a revisão do PCR.

Reforçamos que esta atitude da empresa estava descumprindo o Acordo Coletivo de Trabalho por enviar a proposta de alteração ao Conselho de Administração sem antes apresentar a proposta ao Sindaema como estava previsto.

O Sindicato interveio por meio de ofícios junto ao RH da Cesan, a Diretoria Administrativa, a Presidência da empresa e ao Presidente do CA solicitando a apresentação dos documentos antes da aprovação. Também solicitou o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho e ressaltamos a insatisfação do sindicato com a posição unilateral da empresa.

O representante dos trabalhadores no Conselho de Administração interviu junto aos seus pares solicitando que o Acordo Coletivo fosse respeitado. O presidente do CA chegou a assumir o compromisso de que o Conselho votaria pela devolução do processo à direção da CESAN, para que a mesma apresentasse o estudo ao sindicato e fizesse a construção do novo PCR em conjunto com o sindicato.

Hoje o processo não foi votado. Foi retirado de pauta a pedido do Diretor Administrativo podendo voltar à pauta nas próximas reuniões. Por sua vez, os conselheiros solicitaram estudos de impacto financeiro, estudo atuarial em relação a Capital Prev, o estudo comparativo apontando detalhadamente as alterações propostas em relação ao PCR atual e que a apresentação dos estudos seja feita ao sindicato.

Estamos aguardando a empresa para que os documentos sejam entregues ao sindicato para que possamos fazer nossas análises e tomar as medidas cabíveis.

Não podemos permitir nenhum retrocesso, haja vista que no ACT a previsão era de concessão de curva de maturidade para todas as carreiras e não a retirada de conquistas históricas dos trabalhadores.