Carta Aberta em Defesa da Revisão da Privatização da Eletrobras

O Sindaema apoia a Carta Aberta em Defesa da Revisão da Privatização da Eletrobras, iniciativa da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia (Pocae) em apoio à Associação dos Empregados da Eletrobras (AEEL), e que conta com mais de 140 assinantes, entre parlamentares e organizações sindicais e populares.

O documento defende a revogação da privatização da Eletrobras e manifesta solidariedade a todos os estudantes, professores, parlamentares, governadores, sindicatos e movimentos sociais que estão empenhados nesta luta, semopre em defesa da soberania nacional.

O principal objetivo da carta, e toda sua defesa, é por uma nova análise do processo de capitalização, modalidade adotada para a privatização da Eletrobras e que feriu princípios constitucionais e legais trazendo grave prejuízo à União e ao povo brasileiro.

Entre os motivos apontados no documento, são destacados o desrespeito aos princípios de: eficiência; proteção dos interesses do consumidor, no tocante às políticas nacionais para o aproveitamento racional das fontes de energia; defesa dos interesses do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos; identificação de soluções mais adequadas para o suprimento de energia elétrica nas diversas regiões do país, assim como a segurança do abastecimento de energia elétrica e garantia da soberania nacional.

Acesse o documento na íntegra:

2023_POCAE_Carta Eletrobras Final
.pdf