top of page

Biologia e Saneamento: uma relação intrínseca


No dia 03 de setembro celebramos o Dia do/a Biólogo/a, e falar de saneamento é também falar de Biologia. Afinal, como aponta a bióloga Déa Terezinha de Magalhães Alves, “a partir das descobertas biológicas foi que se desenvolveu o saneamento que conhecemos hoje”


Diante dessa relação intrínseca, o Sindaema conversou com a pós-graduada em Engenharia de Meio Ambiente e mestra em Saúde Pública com ênfase em Saneamento Ambiental sobre um pouco mais dessa relação tão próxima entre Biologia e Saneamento.


Déa também falou dos desafios do setor e sobre como a Biologia pode contribuir para que o saneamento básico seja, de fato, um direito de todos e todas. Confira a entrevista logo abaixo.


É possível apontar qual seria a principal importância da Biologia para o saneamento básico?


A Biologia está intrinsicamente ligada ao saneamento básico. A partir das descobertas biológicas foi que se desenvolveu o saneamento que conhecemos hoje. Está, por exemplo, na parte dos micro-organismos, dos ciclos de vida, das doenças de veiculação hídrica. Com certeza a biologia é um dos fundamentos do saneamento.


E qual seria o maior desafio da Biologia no Saneamento?


Um dos principais desafios da biologia, eu diria, no saneamento hoje, está relacionado ao controle ambiental e à proteção dos mananciais, junto com a proteção da saúde pública. E tanto na parte de tratamento de água, onde são envolvidos, de alguma forma, a eliminação dos micro-organismos que podem estar na água para que ela fique potável; quanto na coleta e tratamento de esgoto, a exemplo do controle biológico nas estações de tratamento


Então, o principal, hoje, eu vejo que é o impacto desse controle e esses lançamentos de esgoto a céu aberto. É um assunto que também está ligado à educação, à saúde… Ou seja, não é um desafio só, há uma complexidade e está ligado a outras áreas do conhecimento, a exemplo da engenharia, da medicina, da assistência social, da ciência política. São diferentes áreas de conhecimento, incluindo a Biologia, trabalhando juntas para superar esses desafios.


De que forma, dentro dos seus conhecimentos e da sua experiência profissional, a Biologia pode contribuir, ainda mais, para que o saneamento básico seja, de fato, um direito de todos?


A Biologia pode atuar para que sistemas biológicos sejam implantados para contribuir no tratamento de esgoto de pequenas comunidades. E esses tratamentos biológicos não necessitam de produtos químicos, sendo usados apenas micro-organismos nesse trabalho. O que permitiria que mais pessoas tenham acesso ao saneamento básico, mesmo em regiões mais distantes, periféricas, o que reforça ainda um posicionamento de cunho social dentro do saneamento.

bottom of page