23 de março de 2018 às 16h00

Sindaema mostra força e Cesan recua na retirada de direitos da categoria

Após duas rodadas de negociação, onde a empresa ameaçava retirar direitos dos trabalhadores, o Sindaema conseguiu na tarde desta quarta-feira, 22/08, com a mediação da Superintendência Regional do Trabalho, que a Cesan recuasse e apresentasse proposta que garante a manutenção dos direitos já consolidados em décadas de lutas e alguns avanços, como a recomposição da inflação pelo IPCA, índice 1% maior que o INPC.

Mesmo na Superintendência Regional do Trabalho, a mediação começou difícil, com vários intervalos para as partes conversarem entre si e com o mediador e, após mais de cinco horas de negociação, por volta das 15h, conseguimos avançar para a nova proposta que garante a manutenção dos benefícios.

Para a direção do Sindaema e comissão de representantes dos trabalhadores, foi um passo muito grande que demonstrou a força que o sindicato e a categoria tem, principalmente depois das greves e dissídios de 2015 e 2016. Porém entendemos que é possível avançar mais, tendo em vista os resultados positivos da Cesan, seu crescimento patrimonial, os investimentos feitos em saneamento, a sua consolidação como uma das maiores empresas de saneamento do Brasil, o reajuste tarifário de 2017, o início da cobrança da Tarifa Transitória de Esgoto, a diminuição do número de empregados e, consequentemente, da folha de pagamento, principalmente com os desligamentos feitos pelo PIADV, e o lucro de 2017 que deve beirar R$ 130 milhões, superando o maior lucro da empresa em 2014, que foi em cerca de R$ 100 milhões.

Não podemos perder de vista o cenário pós-reforma trabalhista, principalmente com o fim da ultratividade dos Acordos Coletivos que colocam os trabalhadores em total fragilidade frente aos patrões colocando em cheque inclusive as negociações dos ACT’s e dos direitos conquistados durante anos com muita luta.

Por isso, defendemos que ultratividade é fundamental para o fechamento do ACT. Diante dos fatos apresentados, convocamos toda a categoria para a Assembleia Geral na próxima quarta-feira, 28, 9h, no Portão do Centro Operacional e Administrativo, em Carapina. Mais do que nunca, nossa união e determinação serão fundamentais para conseguirmos avançar em nossas conquistas.

Clique na ata da reunião e conheça a proposta que será apreciada na Assembleia