12 de dezembro de 2018 às 18h56

Proposta da GER 2019 aprovada por maioria em assembleia.

Foi realizada na segunda-feira (10 de dezembro) assembleia dos trabalhadores da CESAN no que se refere às regras da GER, 2019. Após os esclarecimentos e apreciação das propostas, tanto dos trabalhadores, como da empresa, o projeto foi aprovado por maioria dos presentes.

A Cesan acatou as propostas da comissão dos trabalhadores, no entanto, apresentou contraproposta de inclusão dos gestores no cálculo de gratificação da GER. Tal inclusão poderá resultar na distribuição de até 680 mil reais para 72 gestores. Além disso a empresa diminuiu o teto da GER de 15% para 11%.  De acordo com o representante do sindicato na comissão paritária  João Ramos, a proposta da empresa foi apresentada apenas na última reunião como uma proposta fechada.

Dentre outros pontos tratados, passa a vigorar o sistema de pagamento proporcional a pontuação. De acordo com Ramos,o modelo traz avanços pois o atingir 90 pontos por exemplo o valor a receber na caixa direto para um salário e meio, sendo proporcional o valor a ser recebido pelo trabalhador será muito próximo de dois salários.

Além disso, serão adicionados dois pontos extras se a gestão do custeio conseguir economizar ao longo do ano e o executado ficar abaixo de 95% do planejado. Outra mudança apontada foi o aumento da GER de dois para 2,35 salários.

A empresa também garantiu distribuição de 8% do lucro para a Ger em caso de atingir 85 pontos dos 94 possíveis nos indicadores globais e gerenciais. Caso seja pago os valores devidos da Ger e existir saldo nos 8% do lucro está será distribuído de forma linear obedecendo aos critérios de proporcionalidade já previsto no instrumento e a pontuação final de cada trabalhador já que o pagamento agora será proporcional.

Segundo o presidente do Sindaema, Fábio Giori, "a postura da Cesan foi irresponsável em deixar para a última reunião a incorporação da gratificação dos gestores. Aos trabalhadores restou aprovar a proposta diante do receio de ficarem sem receber a GER de 2019. Cabe agora a categoria trabalhar e torcer para que a empresa tenha lucros exorbitantes para serem distribuídos."