10 de março de 2019 às 20h48

Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Brasília, 28 de fevereiro de 2019

Ofício Circular - ONDAS nº 01/2019

No dia 6 de fevereiro último fundamos o Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS), que pretendemos venha a ser um importante instrumento para municiar a luta dos defensores do saneamento público, universal e de qualidade, e contra todas as formas de privatização desses serviços essenciais.

No momento, estão em fase de registro em cartório o estatuto aprovado pela assembleia de fundação e a ata da qual consta a eleição da primeira direção do ONDAS, cujo mandato vai até o início de 2022.

Como uma das primeiras ações do ONDAS, sua coordenação nacional aprovou a realização na Semana da Água (de 18 a 22 de março) de uma série de eventos descentralizados, prioritariamente nas seguintes capitais: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, tendo como tema sugerido “Os que não tem acesso à água e ao saneamento”.

Será o momento de apresentarmos o ONDAS e arregimentar associados, e de lembrarmos um ano de realização do FAMA e reafirmar nossa defesa da água e do saneamento como direito e não como mercadoria

Para que esta iniciativa se concretize e seja bem-sucedida, os membros da Coordenação do ONDAS, e as entidades que integram a Coordenação da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, precisam se dedicar a organização de cada evento e que, o quanto antes, proponham data e local onde a atividade poderá ser realizada, afinal, o tempo é curto e a luta e grande.

Será muito importante mobilizarmos os Comitês Locais que participaram do processo de construção do FAMA.

Locais com eventos já agendados:

Brasília – Dia 21 de março, no auditório do CREA-DF com realização conjunta do ONDAS e da ABES DF.

São Paulo – Dia 20 de março. Atividade: Seminário cujo tema será: “Os que não tem acesso à água e ao saneamento”. Projeção do filme – “A Lei da Água”, seguida de debate. Local: auditório do Sintaema. Realização conjunta: ONDAS, FNSA, Sintaema, Sindae Campinas, APU e Sintius.

Salvador – Dia 22 de março. Atividade 1: “Grito da Água”. Local: pelas ruas de Salvador. Atividade 2: Seção especial na Câmara Municipal de Vereadores. Atividade 3: Na semana do dia mundial da água palestras nas escolas. Atividade 4: Em articulação: Seção especial na assembleia legislativa da Bahia.

Rio de Janeiro – Dia 23 de março. Local: Duque de Caxias em parceria com os movimentos da Baixada e o MNLM e MST.

Outras atividades em articulação:

• Santarém - Pará
  • Belo Horizonte – MG