18 de abril de 2019 às 20h30

Fala Trabalhadora! Entrevistamos a empregada Tatiane Viana.

Nesta semana entrevistamos a empregada Tatiane Viana, assistente administrativo B na A-PCN. Nascida em Conceição da Barra, entrou na Cesan em junho de 2012 como atendente comercial e, atualmente, exerce a função de BackOffice. Ela nos contou como sua rotina de trabalho mudou após a terceirização do atendimento e como considera importante termos um sindicato forte e aberto ao diálogo.

SINDAEMA: – Qual a sua função?
TATIANE: Assistente Administrativo B, até 31/12/18 era atendente, agora exerço a função de BackOffice.

SINDAEMA: – Qual a unidade que você trabalha na empresa?
TATIANE: A-PCN

SINDAEMA: – Você é natural de onde?
TATIANE: Conceição da Barra.

SINDAEMA: – É o seu primeiro emprego?
TATIANE: Não

SINDAEMA: – Então, quais foram suas experiências anteriores?
TATIANE: Antes de passar no concurso da Cesan eu estava há alguns anos no mercado de trabalho. Ao longo de 12 anos fui estagiária da Caixa Econômica Federal, trabalhei no comércio e também como auxiliar administrativo.

SINDAEMA: – Qual sua formação acadêmica?
TATIANE: Universitária do curso de Direito, estou no 6º período.

SINDAEMA: – Como tem sido a sua rotina de trabalho?
TATIANE: Mesmo com a recente mudança organizacional promovida em nossa área eu continuo trabalhando com as mesmas demandas de antes, excluído o atendimento ao público. Tem sido um desafio bem grande, pois estou me adaptando à nova metodologia de trabalho e a cada dia obtenho novos conhecimentos.
Na nova função recebo as solicitações feitas pelos clientes ao atendimento terceirizado, faço a triagem, conferência de documentações e inserção de informações no SICAT.

SINDAEMA: – E como é a sua relação com os colegas de trabalho?
TATIANE: A equipe da nossa área é pequena, trabalhamos juntos há muitos anos, então temos um bom relacionamento e uma boa interação, um apoia o outro no que for preciso. Apesar de estarmos em cidades distantes estamos sempre conectados.

SINDAEMA: – Qual é a parte mais desafiadora do seu trabalho?
TATIANE: Hoje, sem dúvidas, é entender o que nos é solicitado, pois antes éramos nós que recebíamos as demandas diretamente do cliente, além disso, observar os prazos de atendimento evitando danos ao cliente bem como atingir as metas da Unidade.

SINDAEMA: – O que te motivou a se filiar ao sindicato?
TATIANE: Logo quando entrei na empresa vi uma apresentação do Sindicato na semana de integração onde nos foram apresentadas várias conquistas e lutas ao longo dos anos. Percebi que o sindicato é uma instituição importantíssima, pois representa os nossos interesses enquanto empregados e decidi me filiar. Penso que unidos somos mais fortes e que temos que fortalecer o Sindicato, pois há ainda muita luta pela frente, muitos desafios e precisamos estar juntos. Quanto mais forte o sindicato, mais forte é a categoria.

SINDAEMA: – O que você gostaria de falar aos seus colegas de trabalho?
TATIANE: Gostaria de dizer aos colegas de trabalho que permaneçam firmes na luta do dia a dia, com fé e esperança de dias melhores. Apesar da reforma trabalhista e das dificuldades que tivemos nas últimas negociações, espero que esse ano seja menos desgastante, que consigamos avançar no diálogo com o governo e, principalmente, consigamos mais união da categoria.