05 de junho de 2018 às 16h51

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 05 de junho  o mundo comemora o Dia do Meio Ambiente. Aqui nos Espírito Santo nós temos realmente o que comemorar?  Fomos atingidos  a cerca de três anos pelo maior tcrime ambiental do Brasil  dos últimos anos – o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana – e ainda sofremos as consequências das autoridades  terem  sido  negligentes com a fiscalização e aplicação das leis ambientais .

Temos certeza de que  o que ocasionou essa tragédia foi o não cumprimento dessas leis  e a ausência de fiscalização adequada. Um dos maiores rios do Brasil  foi covardemente assassinado e perguntamos : quem pagou e paga por isso? A resposta é: o povo e a natureza

Passados esses anos,  ambientalistas ainda não sabem precisar sobre a possível recuperação do rio e dos ecossistemas atingidos por esse acidente. Boa parte das famílias que foram desalojadas pelo acidente  em Mariana vivem hoje no ambiente urbano, longe de tudo que lhes é precioso. Aqui no Espírito Santo as famílias  que foram atingidas, direta ou indiretamente, atravessam momentos difíceis. Foram retiradas do seu ambiente, de suas atividades laborais. Não possuem mais sensação de pertencimento com a suas comunidades, o que causa vários problemas sociais. Vemos comunidades inteiras ainda vivendo o caos.

Nós, juntos com a sociedade capixaba, dizemos não a  subserviência das autoridades que com sua ingerência contribuem para piorar a situação ambiental capixaba. Queremos órgãos atuantes e autônomos na fiscalização das empresas poluidoras. Queremos medidas mais eficazes no controle e combate a todo tipo de poluição. Toda a poluição acaba em nossas águas que é começo e fim do ciclo de vida da maioria das espécies.

Reafirmamos o nosso compromisso com o Meio Ambiente e com a população capixaba. Vamos continuar firmes na luta pela preservação dos nossos rios, em especial das nossas nascentes.  #sindaemaPresente #DiaMundialDoMeioAmbiente