20 de outubro de 2017 às 19h50

Comitê do Fama foi lançado em Seminário na Ales

Diante de várias entidades da sociedade civil, o Comitê Capixaba do Fórum Alternativo Mundial da Água foi inaugurado nesta sexta-feira, 20, no Plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. O lançamento aconteceu durante o Seminário ‘Universalização do Saneamento Básico com Qualidade e Controle Social’, que discutiu questões importantes relacionadas à água.

O Deputado Federal Givaldo Vieira, da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, fez a abertura do evento parabenizando as entidades formadoras do Fama. “O debate sobre a água com a sociedade precisava de um ponto de partida e todos vocês estão de parabéns por fazerem esse enfrentamento”.

O evento começou com a palestra “Desafios e Perspectivas Frente às Ameaças de Privatização”, com o assessor da FNU, Edson Aparecido da Silva. Ele frisou que, apesar da globalização ter aumentado o acesso a diversas tecnologias, muita gente ainda não conseguiu garantir seus direitos básicos. “A sociedade tem acesso a tanta tecnologia, como o Iphone, mas as populações mais carentes ainda não têm saneamento e água de qualidade”.

Na sequência, Marcia Lima, representante do Movimento dos Atingidos por Barragens, fez a sua palestra “Dois anos do crime da SAMARCO - Luta contra a impunidade, em defesa dos atingidos e do Rio Doce”. "O que aconteceu em Mariana e no Rio Doce não foi acidente. Tiraram a cultura, a dinâmica de trabalho de pescadores e agricultores e não vimos nenhuma ação efetiva para recuperar as perdas. Foi um crime e os culpados ainda estão sem punição", afirmou.

Em seguida, várias entidades tiveram espaço para reforçarem a luta pela democratização do debate sobre os recursos hídricos. Por fim, o presidente do Sindaema, Fábio Giori, fez a apresentação oficial do Comitê Capixaba do Fama 2018. "O Fama tem um grande desafio e uma grande oportunidade, que é organizar um evento que vai ampliar o debate em torno da água enquanto elemento fundamental aos seres vivos".