05 de setembro de 2016 às 13h42

Capixabas dizem não à privatização da Cesan

Em recente reportagem publicada pelo jornal Gazeta Online e intitulada “União coloca Cesan no pacote de privatizações”, leitores participaram de uma enquete  sobre o que pensavam sobre uma possível privatização da estatal e 89.02% disseram não concordar. Já 10.05% afirmaram ser necessária e 0.93% não tinham opinião formada.

Os resultados da enquete mostram que o capixaba não está de acordo com o que quer o governador Paulo Hartung (PMDB): entregar a Cesan à iniciativa privada e dar início ao desmonte de nossa estatal. Privatizar é colocar a lógica do lucro acima da vida, acima do direito básico à água e ao saneamento. A água é um bem de domínio público e deve ser entendida e valorizada como tal.

Precisamos mais do que nunca nos unirmos e ficarmos alertas aos passos que o governo têm dado. O primeiro passo já foi dado, e o arranque veio do Governo Federal por meio do secretário executivo do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), Moreira Franco que já deixou clara suas intenções em incluir a Cesan no programa de concessões e parcerias público-privado.

A primeira estatal de serviços de saneamento básico que entrou no programa de privatização foi a Companhia Estadual de  Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, a Cadae. Privatizar não é a saída e o Brasil está na contramão de outros países que já repensaram esse modelo. Cerca de 37 países reviram os contratos de privatização e remunicipalizaram esse tipo de serviço, é o caso de Buenos Aires na Argentina, e Paris, na França.

A privatização em si é um modelo limitado e uma das grandes preocupações quanto a esse modelo é a dificuldade em se ter uma regulação no setor o que consequentemente não é bom para a população que precisa desses serviços básicos.