Notícias SINDAEMA

10 de setembro de 2018 às 17h01

55 anos de lutas pelos trabalhadores do Saneamento

A história do movimento sindical dos trabalhadores do saneamento teve início em 06 de Janeiro de 1962, quando um grupo de trabalhadores do Departamento de Água e Esgoto do Espírito Santo decidiu criar a Associação dos Trabalhadores de Água do Espírito Santo. 

 

Em 1993, com a reforma estatutária da entidade, o grupo de filiados foi ampliado e os trabalhadores da área de Meio Ambiente passam a participar do Sindicato que recebeu nome atual: Sindaema – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo.

 

 

 

Hoje, o Sindicato - que é referência no estado pelas lutas empreendidas em defesa dos direitos dos trabalhadores, defesa do meio ambiente e contra a precarização dascondições de trabalho - tem 1746 filiados e, se orgulha de representar trabalhadores da Cesan, dos SAAEs, PPPs e das empresas terceirizadas. 

 

Da censura da ditadura às ações históricas: Um salto no tempo

 

Desde a data de sua fundação até os dias atuais, o Sindaema viveu momentos completamente diferentes, dentre os quais destacamos a saída do período de censura do regime militar para ações históricas realizadas na década de 80.

 

Foi neste período que o sindicato conquistou para os filiados o horário de almoço, o adicional por periculosidade e o tíquete refeição. Destaca-se também a greve histórica de 1987 cujas conquistas mais marcantes foram o reajuste salarial e a gratificação por férias. 

 

 

Dez anos depois, em 1997, o Sindicato viria a participar do que pode ser considerada uma de suas maiores lutas ao longo de 55 anos que foi o processo que impediu a privatização da Cesan.

 

A história do Sindaema vem sendo construída com uma visão ampla da política sindical, cujo compromisso maior é com o exercício da cidadania para construção de uma sociedade mais solidária, com ênfase na defesa dos direitos dos trabalhadores.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O SINDAEMA


O Sindicato dos Trabalhadores em Àgua, Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo completou 50 anos de história em 2013. Possui cerca de 2 mil associados – são trabalhadores da Cesan e dos Saaes, Serviços Municipais de Água e Esgoto. Sua sede está localizada no Bairro do Moscoso, em Vitória.